quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Você conhece a lenda de Kraken, o polvo gigante das mitologias?!

O Kraken é uma espécie de polvo gigante que ameaçava os navios no folclore dos povos nórdicos, como os vikings. Segundo esse povo, o animal tinha o tamanho de uma ilha, cem braços, acreditava-se que habitava as águas geladas e profundas do Mar do Norte, mas poderia migrar para o Atlântico Norte a fim de atormentar os navegadores.


De acordo com as sagas nórdicas, Kraken só destruía navios de piratas e aqueles que poluíam o mar. Outros contos europeus dizem que, na realidade, este animal protegia de maneira agressiva os navegadores de caírem no abismo celestial, uma vez que se acreditava numa Terra plana onde os mares terminavam em enormes cachoeiras rumo ao nada. É interessante pontuar que o Kraken com sua lenda chegou até a Grécia Antiga. Para eles, o polvo gigante tinha membros humanoides, uma armadura impenetrável e habitava uma caverna submersa, sendo comandado por Possêidon, o deus dos mares.

Os antropólogos e biólogos afirmam que as histórias de Krakens tinham fundamento, tal como muitas histórias de seres fantásticos, por conta de uma má observação da fauna, no caso dos Kraken provavelmente em ataques de lulas gigantes ou lulas colossais. Um outro exemplo é quando os navegadores europeus viram pela primeira vez na África girafas (que nomearam ser cavalos bestiais de pescoços enormes) e rinocerontes (que acreditavam ser unicórnio). Outro bom exemplo dessa teoria também são as sereias, cujos responsáveis são os registros visuais de dugongos e focas de longe, em nevoeiros.



O Kraken é um ser mitológico muito importante nas culturas do Hemisfério Norte. Ele aparece em um dos filmes da série “Piratas do Caribe”, como o monstro de estimação de Davy Jones, outro importante personagem do folclore boreal. É interessante notar que a indústria do cinema faz uma verdadeira mistura de mitologias por falta de pesquisa série e profunda na produção, como a versão de 1981 do longa-metragem “Fúria de Titãs”: Perseu mata Kraken, mostrando a cabeça da Medusa o transformando em pedra. Ainda neste filme, o Kraken é o ser criado por Cronos com a finalidade de defendê-lo quando presente na Terra, momento que ficaria fragilizado.


Talvez o Kraken seja o monstro marinho mais usado na cultura popular: filmes, seriados, jogos, desenhos animados etc. O ser ainda fascina o ser humano através do encantamento que suas histórias nas sagas nos revela, como seu tamanho, sua fúria, e até, talvez, por ser o primeiro ser que protege a natureza do Homem (lemos lá em cima que o Kraken atacava navios que poluíam os mares).