quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Você conhece a teoria de ocultação alienígena? Você acredita nela?

Muito se tem discutido sobre o tema nas últimas décadas; de acordo com os ufólogos, aliens estariam visitando o nosso planeta há muito tempo e, desde a década de 1940, pelo menos, os governos teriam ciência de uma série de fatos, capturado estes aliens, e os ocultado por uma série variada de motivos. Trata-se de um assunto controverso e pouco creditado na comunidade científica – e que poucos cientistas de renome e militares graduados ousam falar abertamente por conta do preconceito que ainda permeia o assunto.

Basicamente, a teoria de conspiração envolvendo ocultação alienígena se divide em vários assuntos e várias teorias diferentes, que muitas vezes se sobrepõem: exemplares de extraterrestres presos em bases militares, discos voadores capturados e em ocultados em hangares, provas diversas de existência alien suprimidas em arquivos secretos etc.


No acervo do blog, ao lado, você pode conferir vários posts que envolvem os seguintes assuntos: ufologia, teorias conspiratórias, historiografia etc. Vale a pena continuar a pesquisa por aqui!


Quem defende a teoria de ocultação alienígena afirma que vários governos do planeta têm se comunicado ou até mesmo cooperado com os ET’s, apesar das afirmações públicas em sentido oposto a isso. Alguns mais radicais apontam na direção de que os governos estariam até permitindo explicitamente a abdução alien enquanto oculta os casos.

A suposta ocultação de extraterrestres nasceu com o famoso caso ocorrido na cidade de Roswell e aumentou enormemente nos anos 50, 60 e 70, justamente no período da Guerra Fria, em territórios que estavam diretamente ligados a este embate ideológico: Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido. Para os céticos, tudo não passa de teoria militar com testes de armas secretas e espionagem.

Na cultura ocidental, talvez o lugar mais propenso a enormes teorias conspiratórias seja a base conhecida como Área 51, nos Estados Unidos. Desde a sua inauguração é um lugar recheado de simbolismo e teoria: seres de outros planetas estariam aprisionados por lá, naves alienígenas seriam guardadas a sete chaves enquanto cientistas trabalham com engenharia reversa etc.

No Brasil, os dois casos mais famosos que refletem a teoria da ocultação alien são a Operação Prato e o possível ET da cidade de Varginha, em Minas Gerais. Ambos ganharam o mundo e a atenção de ufólogos, que cobraram explicações do Exército.


O fato é que muito da atividade militar no período da Guerra Fria tem sido creditado à atividade alienígena na Terra enquanto outros fenômenos continuam na aura nebulosa do inexplicável e/ou inexplorável enquanto vários governos mantêm seus arquivos fechados. Muitos autores têm ganhado dinheiro publicando livros e documentários que abordam o tema de maneira sensacionalista e fantasiosa, aumentando cada vez mais o desconhecimento e o descrédito da população em geral e acirramento com governos.