sábado, 25 de agosto de 2012

As logomarcas da KFC e do Firefox vistos do céu: fato ou farsa?

A publicidade sempre foi inovadora e contou com uma arma de sedução e novidade para convencer seu público-alvo daquilo que mais almeja: vender seu produto e/ou serviço. Não é de hoje que ela existe; abaixo podemos ver alguns exemplares de cartazes da Coca-cola do início do século 20, hoje artigo caríssimo de colecionador. No entanto, a TV, o rádio e até mesmo a internet não são capazes de prender a atenção das pessoas em determinadas publicidades que acabam caindo no clichê.


Em meados dos anos 80, propagou-se por todo mundo o mito de que a Coca-Cola inovaria e – pasme – compraria alguns lotes de terrenos na Lua e lá colocaria a sua marca, visível em todo o planeta no período de lua cheia. Vários religiosos interpretaram a boataria como sinal do fim dos tempos. Entretanto, claro, tudo não passou de um boato que surgiu nos Estados Unidos durante um concurso de rádio: qual seria a publicidade mais louca, polêmica e bem sucedida? Ganhou essa da Coca-Cola na Lua!

Recentemente, surgiram na internet duas fotos bem curiosas, retiradas do Google Earth: logomarcas gigantescas da KFC e do Firefox. Mas será que isso é truque publicitário dentro do programa, financiado pela empresa, ou realmente existiu tal proposta, publicidade que pode ser vista do espaço? Vamos lá compreender!



O caso da KFC...
A KFC é uma grande rede de fast-food que trabalha com um prato tipicamente norte-americano: o carro-chefe do cardápio é o balde de frango frito empanado. Em 2006, os jovens executivos tiveram a ideia de chamar publicidade gratuita construindo a logomarca com 65 mil azulejos no meio do Deserto de Mojave. O trabalho durou seis dias e hoje é uma atração turística na pequena cidade de Rachel, no estado de Nevada.


A logomarca do senhor de bigodes ainda pode ser vista no Google Earth a partir das seguintes coordenadas: 37° 38’ 48.81” N 115°45’ 0.89” W. Mais interessante ainda é ver o vídeo mostrando como foi produzida essa obra de arte da publicidade.



O caso do Firefox...
Para se divertir com a história dos supostos misteriosos círculos em plantações ao redor do mundo, executivos do Firefox decidiram apelar para esse tipo de publicidade que rendeu muitos debates na internet. Este foi o caso da logo em uma plantação nos Estados Unidos. Mais uma vez levou à publicidade gratuita da empresa e muitas idas ao Google Earth para conferir.

A campanha publicitária aconteceu na cidade de Amity, no estado de Oregon. Atualmente não há mais o símbolo nas plantações por conta da atualização da imagem. O que restou foi apenas o registro na internet. Mas o mais interessante é que a equipe registrou todo o trabalho de confecção da logomarca. Você confere no vídeo abaixo...



Mas vale ressaltar que este não é um pioneirismo da KFC ou Firefox. Desde 1965, a empresa de concretos Readymix já possui uma publicidade no meio do deserto com objetivo de ser vista do espaço. O problema é que ela é bastante rudimentar em relação às outras citadas neste texto, mas valeu a intenção.