sábado, 12 de novembro de 2011

Você sabe o que é um poltergeist?

Quem acompanha assuntos relacionados à paranormalidade já sabe do que se trata um poltergeist, mas muitas pessoas só ouvem falar, ou se recordam do clássico filme de Hollywood – cuja produção foi envolvida em várias lendas urbanas. Os que sabem o que é um poltergeist não gostariam de ver um ao vivo, é claro!

Bem, vamos à origem da palavra. Ela vem da junção de dois termos do alemão: “Polter” (ruído, barulho) e “Geist” (espírito, fantasma). No termo técnico da parapsicologia é um tipo de evento sobrenatural que se manifesta simplesmente deslocando objetos e fazendo ruídos. Seguem abaixo dois exemplos de manifestações poltergeist.






De acordo com os estudiosos, o espírito geralmente é de criança ou adolescente, em geral do sexo feminino. São fenômenos rápidos e de curta duração, tais como: deslocar objetos, fechar e abrir portas, bater no vidro da janela etc. Ainda segundo especialistas, são espíritos brincalhões e que pregam peças. Ao contrário de uma assombração, que dura muitos anos e é mais chocante.

O problema das manifestações poltergeist é que, geralmente, as que encontramos na internet são fakes produzidos com recursos técnicos muitas vezes bem elaborados, tal qual este vídeo abaixo; o morador de uma casa na Austrália teria filmado uma atividade, mas repare que as caixas se movem num padrão seguindo o cano do teto, onde estaria uma linha que movimenta os objetos, onde se esconde o embuste.



Seguindo a linha mediúnica, o poltergeist é um espírito que procura ajuda na terra para encontrar a sua paz na eternidade. Os céticos creem que tudo se passa de uma série de fraudes e armações bem elaboradas, pois os fenômenos se tornaram mais conhecidos a partir do século 19, em espetáculos de mágica na França, no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Há registros bastante famosos, como o da família Lutz, nos anos 70, quando foi perturbada por poltergeist por quase um mês, na cidade de Amityville, nos Estados Unidos, que passaria à tela grande numa superprodução hollywoodiana: “Terror em Amityville”. Um dos integrantes da família, George Lutz afirmou que durante a noite ouvia o ruído de uma banda marcial tocando na sua sala de estar, evento só constatado por ele. Abaixo o trailer do remake...



Agora você já sabe o que é um poltergeist, e acredito que não vá querer topar com uma manifestação desta em sua casa, né!