sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Viajante do tempo no Canadá (?!)

Pois é, nas últimas semanas várias pessoas comentaram esta fotografia abaixo, tirada no final dos anos 1930, no Canadá, durante a inauguração de uma ponte em South Fork. O detalhe impressionaria: um rapaz segurando uma câmera portátil, com roupas e óculos modernos. Realmente, é de chocar!


Esta foto, lembrando, não é nenhuma montagem de Photoshop. Ela está em um pequeno museu da localidade e no início da década de 2000. Um site chegou a fazer uma brincadeira: "O que um viajante do tempo estaria fazendo no meio do nada absoluto do Canadá?". Realmente, faz sentindo. O fato é que em 2004 repararam neste moço e, então, a fotografia ganhou o mundo.

É fato, e não uma farsa! Isso mesmo. Mas não significa que a gente vá ter contatos com homens de 2051. Vamos por partes, ok?

1. O rapaz está no meio de pessoas já em idade avançada, então sua indumentária se destaca naturalmente dos demais.

2. Esses óculos já estavam na moda desde 1935. Veja abaixo a foto da atriz Barbara Stanwyck em 1944. Moderninhos, não? Pois é. Não há demais neles.


3. Já o casaco com a letra poderia ser encontrado no mercado desde o início da década de 1930, uma vez que os times de baseball, hóquei e futebol americano já eram bem populares. Veja abaixo um casaco de lã de 1934, dos EUA. Isso diminui mais ainda a teoria da conspiração de que homens do futuro estariam nos visitando.



4. Finalmente, a câmera. Não há o menor anacronismo nela. A Kodak já estava fabricando as primeiras portáteis naquela época, e que auxiliaram muito o trabalho do jornalismo durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Veja abaixo o modelo que o "viajante do tempo" porta em mãos:


Ou seja, podemos dizer que não é bem um fato, muito menos uma farsa. Trata-se apenas de um tremendo erro de identidade, o que ganhou o mundo através dos emails de boatarias. Viva a pesquisa!